Olá! Eu sou o Pedro Marata, co-autor do livro "Bem Viva de Corpo e Alma" e nesta página você encontrará alguns exercícios complementares, bem como um e-book que pode baixar gratuitamente, que a(o) ajudarão a ter melhores sonhos e conseguir dormir melhor.
EXERCÍCIO: Verificação da Realidade - Para Indução de Sonhos Lúcidos -
Para trabalharmos com os sonhos lúcidos podemos diariamente fazer um exercício de Verificação da Realidade onde nos perguntamos se estamos a sonhar e se o que estamos a viver é um sonho ou não. Tal como Maya em sânscrito se refere ao conceito da ilusão que constituiria a natureza do universo, fazemos esta pergunta para verdadeiramente questionarmos a nossa realidade manifesta. Outra forma é tentar empurrar o dedo indicador no centro da mão, ou olhar para as nossas mãos e contar os dedos. Dentro de um sonho conseguimos atravessar a mão com o dedo indicador. Já dentro do sonho, quando olhamos para as nossas mãos, os dedos estão tremidos ou falta um dos dedos. Esta é uma indicação clara de que estamos a sonhar.
Outro exercício que compartilho sempre com os meus alunos e clientes é de criar uma intenção clara antes de ir dormir para sonharmos e dormirmos bem, para que possamo-nos lembrar dos sonhos assim que acordamos. Isso também se consegue bebendo um copo de água antes de dormir para ancorar essa energia de intenção nas moléculas da água, que quando bebidas se tornam uma parte nossa.
EXERCÍCIO: Como Dormir Bem: Removendo os Bloqueios para Alcançar um Sono Profundo - E-book Gratuito -
Hoje mais do que nunca o descanso que temos durante a noite regula a nossa performance, o nosso foco, a nossa presença, cansaço, humor e rapidez cognitiva; em síntese, o nosso sucesso e agilidade em tudo o que fazemos durante o dia. É a fundação para estarmos bem a todos os níveis. Desde o equilíbrio hormonal a um sentindo de vitalidade, dormir bem sem ter distúrbios do sono nos traz paz de espírito e capacidade de remover o cansaço, preguiça e procrastinação.
Saber quais as razões mais importantes pelas quais não dormimos bem e o que podemos fazer para melhorar o nosso sono é fundamental para podermos ter uma vida em harmonia com a natureza, com o ritmo circadiano de todos os seres vivos ter uma boa higiene do sono. O primeiro passo para dormirmos melhor é fazer uma análise do nosso sono, os bloqueios que nos impedem de ter um sono tranquilo e profundo e reconhecer o que podemos introduzir no nosso dia a dia, que novas rotinas implementar.
Há vários fatores que causam insônia e que nos afetam diretamente que muitas vezes desconhecemos e que influenciam a nossa tranquilidade e paz noturnas. Vou nomear aqui alguns:
- Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. A mente agitada, que parece ter vontade própria, preocupações com o trabalho e dinheiro que geram pensamentos ansiosos e estresse são as razões mais comuns que criam dificuldade de dormir e distúrbios do sono. São incertezas na vida pessoal como na profissional, bem como a imaginação de um futuro desafiador focado na escassez, que gera ansiedade e estresse em muitas pessoas. Como em qualquer exercício, exige empenho, dedicação e desejo de mudar porque a insônia torna-se uma questão psicológica mais do que física.
- Disciplina, autoconfiança e controle das emoções ajudam a dominar os pensamentos. Ao conseguir isso é mais fácil evitar o disparo do gatilho da ansiedade. Trabalhar crenças limitantes torna-se um veículo para liberar energias estagnadas.
- Uma boa Higiene do Sono nos ajuda a criar hábitos e rotinas que permite a implementação de mudanças positivas nas nossas vidas para dormirmos melhor, tais como Vitamina D e exposição à luz do sol, ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias, abster-se de cochilo especialmente perto da hora de dormir, evitar bebidas com cafeína e álcool umas 4-6 horas antes de dormir, exercício físico regular, e evitar alimentos pesados antes de dormir.
- Com uma boa higiene do sono também conseguimos uma produção ótima de serotonina. Esse neurotransmissor nos ajuda a ter bom humor, regular o apetite mediante a saciedade, equilibrar o desejo sexual, controlar a temperatura corporal, a atividade motora e as funções perceptivas e cognitivas. A serotonina intervém em outros neurotransmissores conhecidos como a dopamina e a noradrenalina que, em níveis abaixo dos valores de referência, podem provocar sintomas como angústia, ansiedade, medo, agressividade, assim como problemas alimentares.
- A Melatonina (que é um derivado da serotonina) é um hormônio produzido e liberado pela glândula Pineal ligado ao ciclo circadiano, ou seja, à forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. Regula o metabolismo ao longo do dia e induz o bom sono. Sem este hormônio não conseguimos ter um bom sono.
Em síntese, dormir bem nos permite regular os nossos hormônios, descansar, trabalhar de forma eficiente, evitar obesidade e doenças cardíacas, eleva a nossa energia, bom humor, foco e capacidade de aprendizado, e ajuda a combater a depressão, o estresse, a ansiedade e o medo.