Deixe de lado esses maus hábitos para um humor mais feliz e calmoÉ uma crença comum que algumas pessoas são apenas “muito emocionais" por natureza, enquanto outras têm um temperamento mais equilibrado. E, embora haja provavelmente algumas influências genéticas que realça como somos emocionais, o que influencia mais os nossos estados emocionais é algo que a maioria das pessoas não percebe: são seus hábitos que determinam o quão emocional você se sente, especialmente seus hábitos mentais. Aqui ficam alguns dos hábitos de pessoas emocionalmente instáveis:
Eu entendo que o que leva a toda essa instabilidade emocional é uma coleção de hábitos mentais sutis, mas poderosos. Geralmente, esses hábitos foram aprendidos e reforçados há muito tempo, na primeira infância, mas nunca foram desaprendidos. Felizmente, qualquer um pode aprender a se tornar mais estável emocionalmente. A chave é identificar e eliminar esses hábitos mentais inúteis que causam tanto sofrimento emocional em excesso. Abandone esses 5 hábitos e você descobrirá que é uma pessoa muito mais emocionalmente estável que jamais imaginou - capaz de experimentar todas as suas emoções sem se deixar levar por elas. 1. Acreditando em tudo o que você pensa Só porque você tem um pensamento não o torna verdadeiro. Como seres humanos, nossas capacidades de pensar racional e criativa são uma das nossas maiores qualidades. Sem essas qualidades não teríamos as sonatas de Beethoven, as formas democráticas de governo, as histórias de Paulo Coelho ou a cura para várias doenças. Mas, para cada ideia interessante, criativa ou até genial que nossa mente produz, ela também gera centenas, senão milhares, de pensamentos tolos, irracionais ou simplesmente bizarros que não têm nenhum significado. Aqui está um exemplo: 3 + 3 = 7. Se você leu isso, o pensamento “3 + 3 = 7” surge em sua cabeça. Mas o simples fato de você pensar nisso não torna essa equação em uma realidade. Obviamente, não são apenas pensamentos irracionais que nossa mente produz: a mente também é capaz de gerar pensamentos que são realmente inúteis ou até mesmo maus. Pensamentos que podem levar a campos de concentração e guerra química tão facilmente quanto à criação da OMS ou a um Nelson Mandela. O ponto é este: seus pensamentos não são inerentemente verdadeiros ou úteis. E assumir que são é uma receita para o sofrimento emocional. Quando você assume que todos os pensamentos que sua mente lança para você são verdadeiros, você acaba pensando mais sobre isso:
Pensar demais está na raiz da maioria das formas de sofrimento emocional. Pare de acreditar que todos os seus pensamentos são verdadeiros e você vai parar de pensar demais. 2. Julgar a si mesmo por como você se sente Não faz sentido julgar a si mesmo por coisas que você não pode controlar, especialmente suas emoções. Nenhum sistema legal no mundo que eu conheça condenaria alguém à prisão por sentir raiva. Por mais raivosa que uma pessoa se sentisse, como sociedade, apenas julgamos as pessoas pelo que fazem - por seu comportamento. E a razão para isso é simples: não faz sentido julgar alguém por algo que não pode controlar. E você não pode controlar diretamente como se sente: não pode simplesmente diminuir sua tristeza, assim como não pode aumentar sua felicidade! Mas é uma peculiaridade estranha da natureza humana que, embora saibamos que isso é verdade, especialmente para outras pessoas, ignoramos quando se trata de nós mesmos: temos empatia com outras pessoas por se sentirem ansiosas, mas dizemos a nós mesmos que somos fracos no minuto em que começamos a ficar nervosos com alguma coisa. Somos compreensivos com amigos que estão deprimidos ou em luto, mas dizemos a nós mesmos para “engolirmos isso“ e “deixarmos de ser tão negativos!” É mais do que um pouco irônico: você é compassivo com seus amigos quando eles se sentem mal, mas no momento em que começa a sofrer emocionalmente, você se critica por isso! Um dos problemas de se julgar pelo modo como se sente é que ele adiciona uma segunda camada de emoção dolorosa, além da dor que você já sente:
Sentir-se mal já é bastante difícil sem se sentir mal por se sentir mal. Se você quer se libertar do hábito de se criticar por como se sente, aprenda a praticar um pouco de autocompaixão. 3. Precisando encontrar significado em tudo Procurar significado em tudo é frequentemente um mecanismo de autodefesa contra o medo da incerteza. É da natureza humana não gostar da incerteza. De quais sapatos coloridos comprar para se comprometer com um cônjuge no casamento, quase sempre haverá alguma incerteza em nossas decisões e, junto com isso, alguma ansiedade. Mas para algumas pessoas, especialmente aquelas criadas em ambientes caóticos ou extremamente imprevisíveis, elas aprenderam a ver a incerteza como perigosa e a ser evitada a todo custo. E uma maneira comum de evitar a ansiedade da incerteza é achar o significado em tudo. Dizendo a nós mesmos que tudo significa alguma coisa, nos damos a ilusão de certeza. Mas se você confiar constantemente na criação de significado como uma muleta para aliviar a ansiedade da incerteza, sua tolerância à incerteza ficará cada vez mais fraca. E, em algum momento, a realidade o alcançará, exigindo que você enfrente a incerteza fundamental da vida:
Inventar histórias sobre acerca do que tudo significa acaba parando algo de funcionar quando a incerteza se torna grande o suficiente. E se você não construiu a força emocional para tolerar a incerteza, seu humor e emoções sofrerão profundamente. Depressão e ansiedade severa são frequentemente o resultado. Pessoas emocionalmente estáveis estão dispostas a olhar um futuro incerto e aceitá-lo exatamente como ele é. Pratique a aceitação da incerteza de maneiras pequenas e você será capaz de lidar com isso com confiança quando ela chegar de uma maneira importante - como sempre acontece eventualmente. 4. Tentando controlar tudo Questões de controle são geralmente um sinal de insegurança e um medo de desamparo. Assim como a necessidade de encontrar significado em todos os lugares é um sinal de que você tem medo da incerteza, a necessidade de controlar tudo é um sinal de que você tem medo de se sentir impotente. O problema é que você está desamparado. Pelo menos em muitos casos. É simplesmente a natureza da vida que não podemos controlar tudo o que desejamos:
Seu poder e influência nesta vida são limitados. Você pode tentar influenciar as pessoas da maneira que achar melhor, mas é um erro assumir a responsabilidade pelos resultados. Quando sua crença inconsciente é que você deve ser capaz de controlar o resultado de tudo, você acaba tendo expectativas irrealisticamente altas para si mesmo. E inevitavelmente, essas expectativas são violadas, levando a grandes mudanças emocionais:
Lembre-se de que não há problema em se sentir impotente. Às vezes, simplesmente não podemos ajudar nem controlar as situações da vida. Viver em negação sobre isso não vai ajudar ninguém a longo prazo - muito menos a si mesmo. Reduzir suas expectativas para um nível realista não significa que você não se importa. Isso significa que você está sendo honesto consigo mesmo. Por fim, tenha a humildade de aceitar que você não pode controlar o quanto gostaria. Faça o seu melhor, mas não finja que você é Deus. 5. Tomar decisões baseadas em emoções, em vez de valores Pessoas que passam o tempo fugindo de sentimentos dolorosos geralmente não têm energia para as coisas que mais importam - suas aspirações mais elevadas. Todos nós nos queremos sentir bem. Mas a decisão de se sentir bem agora muitas vezes tem um alto custo de como nos sentimos depois:
Não é que emoções e sentimentos sejam ruins ou sempre enganosos: às vezes eles são bastante úteis! Mas é um erro tratar seus sentimentos como evangelho: a realidade é que nossas emoções geralmente estão em conflito direto com nossos valores. Se você quer se sentir mais equilibrado emocionalmente, deve aprender a subordinar seus sentimentos aos seus valores. E a melhor maneira de fazer isso é lembrando-se constantemente desses valores e aspirações:
Você pode tomar decisões com base em como você se sente ou em seus valores. Escolha sabiamente. Resumindo: Todo mundo experimenta emoções dolorosas. Tornar-se uma pessoa emocionalmente mais estável significa que você melhora seu relacionamento com suas emoções, cultivando maneiras saudáveis de responder a elas:
AutorOlá, meu nome é Pedro Marata e sou CLC, CCC, Life & Career Coach (Coach de Vida e de Carreira) certificado pela ICF (International Coach Federation), Thetahealer®, comprometido em ajudar empreendedores a ir além das suas lutas, sistemas de crenças limitadores, aumentando sua autoconfiança, motivação e autoconsciência. Meu objetivo é ajudar os empreendedores a criar uma mentalidade forte que lhes permita aumentar exponencialmente sua presença nos mídia sociais, criar um plano de ação massivo, recursos e estratégias para expandir seus negócios, aprender como gerar mais vendas on-line e off-line, aprender como fazer um impacto maior no mundo com o seu trabalho e aumentar as receitas, aprender como construir uma reputação sólida e como crescer e monetizar o instagram e outras plataformas de mídia social. Solicite hoje uma sessão de coaching www.realidadepositiva.com/coaching.html
0 Comments
Leave a Reply. |
AuthorWrite something about yourself. No need to be fancy, just an overview. Archives
August 2021
Categories |