PEDRO MARATA - LIFE COACH - AUTOCONFIANÇA - MENTALIDADE POSITIVA
  • Sobre
  • Coaching
  • Proposito
  • Blog
  • Podcast
  • Sobre
  • Coaching
  • Proposito
  • Blog
  • Podcast

Fui e não fui assediada no trabalho

1/30/2019

1 Comment

 
​Estou casada com meu ex-chefe há mais de 29 anos. Fui casada com outro ex-chefe por seis anos. Antes de nos casarmos, namoramos. Antes de namorarmos flertamos (o termo soa meio anacrônico, mas não achei nada melhor. Azaração?). Nunca fui assediada por nenhum dos dois. Muito pelo contrário. Desde o início as aproximações foram altamente respeitosas. E mútuas, o que já confere total diferença entre o assédio que é unilateral. Nos dois casos as interações foram construídas por palavras e gestos carregados de afetividade e admiração. Outro ponto que diferencia substancialmente assédio de flerte ou elogio.

Em minha trajetória profissional, porém, outros tantos chefes e pares com quem convivi, me assediaram. Em momento algum confundi assédio com flerte. Assédio traz constrangimento. Não sugere qualquer laivo de admiração ou respeito. No assédio a aproximação se parece com a de um predador caçando sua presa para devorá-la e, em seguida, sair em busca de nova vítima.

Assédios fazem com que nos sintamos vulneráveis, humilhados e desrespeitados. São aproximações com palavras ásperas, rudes e grosseiras, gestos inconcebíveis ou insinuações desagradáveis, para dizer o mínimo. Em alguns casos até mesmo com atitudes grotescas e aviltantes como as famosas “passadas de mão”. Disso fui poupada, felizmente. Com meu temperamento sei que o desfecho teria sido muito infeliz.
Picture
Não raro o assédio se dá por parte de profissionais de um nível hierárquico superior que se sentem no direito de subjugar seus subordinados com suas investidas. Que se aproveitam de suas posições dando como certo o silêncio de suas ações, muitas vezes carregadas de ameaças explícitas ou veladas.
Não compartilho da opinião de que estamos levando tudo a ferro e fogo e que não se pode mais elogiar ou flertar alguém no trabalho. Casos como o meu, de pessoas que se casam com colegas ou chefes de trabalho, são muito comuns. Mas posso apostar que as aproximações, nesses casos, se deram de forma beeeem diferente. Assédio é assédio. Elogios e flertes lídimos, sempre serão bem-vindos. Fazem com que nos sintamos lisonjeados. Totalmente diferente de falsos elogios ou galanteios que têm como único propósito nos fisgar. 

Um olhar diferenciado do que é ou não assédio é importante e tende a frear o “pacto de silêncio” que imperava. Até então, qualquer iniciativa de responder contra as investidas eram fortemente desencorajadas por todos. Prevalecia o famoso “deixa quieto para não criar problemas”.

Assédios são praticados por pessoas prepotentes e desprovidas de empatia. Pessoas que colocam suas vontades e desejos acima de tudo. Que seguem seus impulsos e tratam seus alvos com desprezo. Geram repulsa, mas não encaram isso como um freio para suas ações desagradáveis, inadequadas, deselegantes e constrangedoras. Muitas vezes, inclusive, sentem um prazer doentio com essa postura deplorável. Seus autores desconhecem solenemente uma coisa chamada limite. Não estão preocupados ou atentos em como suas investidas estão sendo recebidas. Simplesmente as disparam. Se acham no direito de fazer o que fazem. Faltam com respeito e não se dão ao respeito. Se julgam imunes a qualquer consequência que os atinja de alguma forma. Avançam sem pudores. São pessoas egocêntricas que visam única e tão somente seu prazer e se deixam levar por seus impulsos, muitas vezes primitivos.

O que me preocupa nesse cenário são as pessoas oportunistas que, por vingança ou qualquer outro motivo torpe, se aproveitam para caluniar pessoas no ambiente de trabalho levianamente, enfraquecendo, assim, essa causa tão importante e necessária nos dias de hoje. Estamos todos discutindo algo muito sério que é a ética. E atitudes levianas e falsas denúncias também ferem a ética.

Autor

Andréa Cordoniz - TEDx UFF speaker - Psicóloga - Escritora - Fundadora TD7 Treinamentos Corporativos

Me tornei cientista do comportamento humano, formada em Psicologia. Participei de uma seleção para estagiária na área organizacional, passei, entrei e amei. Meses depois do término do estágio de dois anos, fui contratada como Psicóloga. Seis meses depois assumia o primeiro cargo de liderança. Ao todo foram cerca de 16 anos como gestora nos mais diversos segmentos. 

Muito eclética e curiosa, atuei também em outras áreas da Psicologia além da Organizacional, como Psicologia Hospitalar, Psicologia Escolar e Psicologia Clínica. 

Depois de um período sabático em que plantei uma árvore, escrevi meu primeiro livro e tive minha filha, voltei ao mercado de trabalho, mas como autônoma. E assim tem sido. 

Venho atuando como instrutora/conteudista de Treinamentos Corporativos e Palestrante, tendo sempre como tempero o humor, inventando técnicas, criando jogos e fazendo vídeos. E lá se vão quase 30 anos de experiência profissional, mas me sinto começando a cada novo dia. Sempre amando as letras, escrevi artigos que foram publicados na Revista Exame, Revista Decidir, Publicações Gerenciais Institucionais e diversos sites.

​E como não sou de ficar longe da escrita, publiquei alguns livros, dois dos quais me deram o “título” de ASNEIRÓLOGA: Ora Direis Ouvir Asneiras; Exorcize Sua Alma Gorda; Clube das Asneiras; Cientistas Malucos; Exorciza Tu Alma Gorda-Random House Mondadori; #Relicário; Bordando Vidas- e-book-Amazon; Bullet Journal, a agenda dos bons momentos-Letras & Versos. E participei do livro de contos Humor Vermelho 2 junto com várias feras desse meio humorístico.

    ​Junte-se à newsletter do Pedro Marata!

    Ao se juntar à newsletters do Pedro Marata você vai ter acesso a:

    • Descontos nos meus produtos e serviços.
    • Informação e conteúdo exclusivos, que somente meus assinantes recebem.
    • Dicas valiosas, recomendações de livros, ferramentas e muito mais.
    • Você será informado sobre o que está acontecendo no meu blog, podcast e canal do YouTube.
    • Você será o primeiro a ser informado sobre os próximos webinars GRATUITOS.
    • Fique em contato comigo e compartilhe o amor ❤️
Subscribe to Newsletter
1 Comment
CLAUDIO M COSTA SOARES
12/7/2019 21:07:40

Blog interessante!!

Reply



Leave a Reply.

    Author

    Write something about yourself. No need to be fancy, just an overview.

    Archives

    August 2021
    October 2020
    August 2020
    June 2020
    May 2020
    March 2020
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018

    Categories

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.